nanocell_premio.jpgO Instituto Nanocell recebe até o dia 31 de março indicações de pesquisadores e empresas da área de biomedicina para a 3ª edição do Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano. Promovida pelo Instituto Nanocell, em parceria com a Sociedade Brasileira de Sinalização Celular (SBSC), a premiação conta com duas categorias: “Cientistas do Ano” e “Empreendedor do Ano”.
Nesta edição, serão premiados estudantes e formados em nível de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado; além de professores. Os cientistas precisam se dedicar às seguintes áreas: biotecnologia aplicada à saúde, pesquisas com células-tronco humanas, nanotecnologia, genética humana, virologia e/ou neurociências. Na categoria “Empreendedor do Ano”, as empresas devem ser da área de biotecnologia e as startups, de saúde ou biotecnologia.
O concurso conta ao todo com três etapas. Na primeira, o público inscrito no site do Instituto Nanocell faz as indicações pelo próprio portal, até 31 de março. Os seis cientistas (professores e/ou alunos) e empreendedores mais indicados de cada área serão automaticamente classificados para a segunda fase da seleção, também feita por meio de votação no site.
Na terceira etapa, uma comissão – composta por membros de Comitês de Assessoramento, fundações, associações e sociedades científicas e educacionais brasileiras e estrangeiras de diferentes instituições públicas e privadas – vai escolher os vencedores finais dentre aqueles que tiveram as melhores notas na média das votações. Serão premiados ao todo 15 pesquisadores, sendo um professor e um estudante ou formado de cada área listada, além de uma empresa e uma startup da categoria “Empreendedor”. O resultado final será divulgado em setembro deste ano.
Em sua primeira edição, em 2016, o Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell recebeu mais de 11 mil participações. Na segunda edição, realizada no ano passado, foram mais de 50 mil. O edital completo está disponível no site do Instituto Nanocell.